Negócios

Governador de Sergipe discute exploração de fertilizantes da Vale

Preocupado com a venda da Vale Fertilizantes, pertencente à Vale S.A., ao grupo americano Mosaic Fertilizantes, o governador Jackson Barreto se reuniu na tarde desta segunda-feira, 03, no Palácio de Despachos, com os diretores da unidade da empresa em Sergipe, instalada no município de Rosário do Catete. No encontro, o governador pediu aos executivos que façam uma ponte entre os futuros donos da Vale Fertilizantes e o governo do Estado, para que possa conversar sobre as perspectivas da empresa para a unidade de fertilizantes situada em Sergipe.

O governador quer solicitar aos novos proprietários a garantia de manutenção dos empregos dos trabalhadores, a continuidade da exploração e produção do cloreto de potássio da usina mina Taquari/Vassouras e o prosseguimento dos estudos de tecnologia do Projeto Carnalita.

A unidade Taquari/Vassouras instalada em Sergipe é a única mina de potássio do Brasil. A operação é uma parceria com a Petrobras. Todas as vendas são direcionadas para o mercado brasileiro e a capacidade de produção é de 625 mil toneladas por ano, com geração de mais de 1.300 empregos.

O governador disse que pretende empreender uma agenda positiva de desenvolvimento para o Estado, junto com o futuro grupo que irá assumir a Vale Fertilizantes. “O país está passando por uma grave crise e não podemos prescindir dos empregos dos trabalhadores e nem da produção da unidade de fertilizantes sergipana”, acentuou Jackson Barreto.

O diretor geral da empresa em Sergipe, Paulo Dorneles D’Ângelo, afirmou que toda a produção do cloreto de potássio, a manutenção do projeto da Carnalita e os empregos dos trabalhadores estão garantidos até a chegada do novo grupo.

Ele disse que a Vale vai fazer a ponte entre o governo e a Mosaic, porém, tudo só pode ser conversado após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovar a venda da empresa ao grupo americano.

 

Aqui Acontece, 04/07/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo