Grupo Italiano, Maire Tecnimont, ganha contrato de construção para nova planta de amônia nos Emirados Árabes Unidos
O projeto de combustíveis químicos e de transição, denominado TA’ZIZ, que está sendo desenvolvido na cidade industrial de Al Ruwais, na capital Abu Dhabi, anunciou o início da construção de uma nova instalação de produção de amônia com baixo teor de carbono. Este marco foi destacado durante o fórum “Make it in the Emirates”. A instalação terá capacidade de produção de 1 milhão de toneladas por ano (mtpa) e resulta de uma colaboração entre Fertiglobe, Mitsui & Co., Ltd. e GS Energy Corporation, com o contrato de construção concedido à Tecnimont SpA do Grupo MAIRE.
O projeto está programado para iniciar a construção no terceiro trimestre de 2024 e entrar em operação em 2027, o projeto tem como objetivo reforçar a reputação da capital como líder em combustíveis de baixo carbono. Isso está alinhado com a crescente demanda global por amoníaco com baixo teor de carbono, que está se tornando um combustível de transporte preferido para o hidrogênio limpo. Uma parte significativa do valor do contrato irá apoiar a economia local por meio do programa In-Country Value (ICV) da ADNOC.
Espera-se que a planta produza amônia com intensidade de carbono 50% menor em comparação aos métodos tradicionais em sua primeira fase, e com reduções adicionais previstas na segunda fase, através de esforços aprimorados de captura e sequestro de carbono.
A primeira fase do projeto TA’ZIZ visa promover a produção nacional de seis produtos químicos críticos, incluindo amoníaco e metanol, com a previsão de criação de novos produtos finais nos EAU (Emirados Árabes Unidos) pela primeira vez. Prevê-se que esta fase gere um aumento multibilionário no PIB do país e crie milhares de oportunidades de emprego nas próximas duas décadas.
A iniciativa também planeja uma expansão significativa, com a expectativa de mais do que duplicar a sua capacidade de produção inicial e aumentar os seus esforços de descarbonização através de soluções avançadas de energia limpa e tecnologias de captura de carbono.
Fertilizer Daily, 05/06/2024.