Kore Potash anuncia finalização do contrato EPC
A Kore Potash, detentora de 97% dos Projetos de Potássio Kola e DX na Bacia de Sintoukola, na República do Congo (ROC), anunciou a assinatura de um contrato final de engenharia, aquisição e construção (EPC) com a PowerChina International Group Ltd. O contrato foi formalizado em Brazzaville, na presença do Ministro de Minas da ROC, em 19 de novembro de 2024.
Após o anúncio na Bolsa de Valores da Austrália (ASX) e na JSE Ltd (JSE), será suspensa a paralisação da negociação das ações da Kore Potash, conforme comunicado de 11 de novembro de 2024.
Destaques:
- O EPC é um contrato de preço fixo no valor de US$ 1,929 bilhão;
- Aproximadamente US$ 708,9 milhões serão destinados à construção de infraestrutura de transporte e gasodutos, permitindo que o Projeto Kola seja autossuficiente em relação à infraestrutura pública. Isso representa uma vantagem competitiva em comparação a outros projetos de potássio;
- O período de construção será de 43 meses;
- O EPC inclui penalidades por atrasos e bônus por antecipação da conclusão.
O contrato reafirma o objetivo da Kore Potash de se tornar uma das produtoras de menor custo no mercado global de potássio, focando no Brasil e nos mercados de rápido crescimento da África.
Andre Baya, CEO da Kore Potash, afirmou: “Este contrato de preço fixo representa um marco significativo para o Projeto Kola, minimizando os riscos de custos e prazos, típicos em grandes projetos de mineração. Acreditamos que essa estrutura facilitará o financiamento e a construção acelerada, conduzindo à produção lucrativa.”
A empresa também agradeceu ao Governo da República do Congo, ao Ministro das Minas e às comunidades locais pelo apoio contínuo no desenvolvimento do Projeto Kola.
World Fertilizer, 22/11/2024.