Negócios

Lucro da Heringer cresceu 4,5 vezes no 1º trimestre

O lucro da companhia de fertilizantes, Heringer cresceu 4,5 vezes no primeiro trimestre de 201 em comparação ao mesmo período do ano passado, para R$ 6,991 milhões. Segundo o presidente da companhia, Dalton Carlos Heringer, a maior confiança do produtor na economia brasileira e a estratégia de privilegiar margem em detrimento do volume explicam esse avanço.

“Não temos aceitado alguns clientes grandes que fariam a gente sacrificar margens”, afirmou Heringer. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou no primeiro trimestre de 2017 R$ 44,790 milhões, alta de 21,7% na comparação anual, com margem de 4,5%. A margem do mesmo trimestre de 2016 havia ficado em 2,8%.

Para 2017, o presidente da Heringer acredita que as entregas de fertilizantes no mercado doméstico somarão 34,5 milhões de toneladas, um novo recorde. O volume comercializado no ano passado somou 34 milhões de toneladas, o que significou um crescimento de 12,9% ante 2015, segundo dados da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda).

“Vemos ainda um pequeno crescimento ante o ano passado, que, vale ressaltar, foi muito bom”, disse. Mesmo com projeção de crescimento, a estimativa é menor que o previsto na divulgação de resultados de 2016, que era de 35 milhões de toneladas. 

Para Dalton Heringer, a demanda por fertilizantes deve ser afetada no segundo trimestre do ano. “Com o atraso na comercialização de soja, os produtores estão segurando também a compra de fertilizantes”, disse. Esse movimento deve fazer com que as entregas fiquem mais concentradas no terceiro trimestre. 

 

Valor Econômico, 05/05/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo