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Lucro líquido da Bunge mais que dobra no 2º trimestre, para US$ 288 milhões

A multinacional americana Bunge divulgou um lucro líquido atribuído aos acionistas de US$ 288 milhões no segundo trimestre fiscal deste ano, encerrado em 30 de junho, um crescimento de 111,8% se comparado aos US$ 135 milhões registrados um ano antes. O lucro por ação ficou em US$ 1,81 ante US$ 0,75 na mesma base de comparação. 

No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o lucro líquido da Bunge caiu 12,9%, de US$ 316 milhõ es para US$ 275 milhões. A receita de vendas da multinacional de alimentos foi de US$ 16,8 bilhões no trimestre, 8,4% superi or aos US$ 15,5 bilhões do segundo trimestre do ano passado. No acumulado anual, a receita da Bunge somou US$ 30,3 bilhões ante US$ 30,3 bilhões. 

O Ebitd (lucro antes de juros e tributos, na sigla em inglês) foi de US$ 418 milhões no trimestre, um crescimento de US$ 179 milhões na comparação com segundo trimestre de 2013. O Ebit semestral deste ano ficou em US$ 493 milhões ante US$ 562 milhões um ano antes. 

Em comentário sobre os resultados financeiros anunciados, o CEO da Bunge, Soren Schroder, afirmou que o desempenho de todos os segmentos foi maior neste trimestre que no ano anterior. “Margens globais fortes de processamento, impulsionadas por grandes produções e crescente demanda, levaram a significantes bons resultados no agronegócio. Melhor desempenho operacional e comercial, adicionado a novas usinas no México contribuiram para o resultado de alimentos e ingredientes. Os resultados mostram o potencial desta área e o valor possível de integração com as cadeias de óleos e grãos. No setor de açúcar e bioenergia o crescimento foi o esperado, devido a continuidade na contenção de custos e crescimento da produtividade”. 

As vendas líquidas da divisão agronegócio da Bunge ficaram em US$ 12,9 bilhões no segundo trimestre ante US$ 11,6 bilhões em 2013. No semestre, as vendas deste divisão somaram US$ 22,9 bilhões em comparação a US$ 22,3 bilhões um ano antes. 

Em açúcar e energia as vendas somaram US$ 1,2 bilhão no segundo trimestre em comparação a US$ 939 do mesmo período de 2013. No semestre, o resultado foi estável, em US$ 2 bilhões. Na divisão de produtos de óleo, o resultado trimestral em 2014 foi de US$ 2,1 bilhões e, em 2013, US$ 2,4 bilhões. No semestre, US$ 4 bilhões ante US$ 4,7 bilhões. 

O segmento de produtos de moagem ficou em US$ 553 milhões no segundo trimestre deste ano, na comparação com US$ 509 milhões no mesmo período de 2013. Nos seis primeiros meses do ano foram US$ 1,1 bilhão ante US$ 1 bilhão. 

A divisão de fertilizantes registrou vendas líquidas de US$ 100 milhões no trimestre, ficando estável em comparação ao ano anterior. No primeiro semestre, o resultado ficou em US$ 161 milhões e, no primeiro semestre de 2013, em US$ 167 milhões.

Valor Econômico, 31/07/2014

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