Marroquina OCP anuncia parceria com mineradora australiana para produção de hidrogênio verde
A mineradora de metais australiana, Fortescue, e a produtora marroquina de fertilizantes OCP Group receberam aprovação do Conselho de Concorrência do Reino para criar uma joint venture. Esta parceria estabelecerá um centro de produção de energia renovável, hidrogênio verde e amônia em larga escala no Marrocos.
A joint venture de propriedade igualitária foi aprovada pelo regulador marroquino durante uma reunião realizada em julho.
A parceria visa fornecer hidrogênio verde, amônia e fertilizantes para o Marrocos, Europa e mercados internacionais.
OCP Group e Fortescue planejam estabelecer uma capacidade de produção integrada de amônia verde e fertilizantes em larga escala. Isso inclui geração de energia renovável, eletrólise, amonificação, produção de fertilizantes e capacidades de fabricação verde.
O empreendimento também planeja estabelecer um P&D e Technology Hub perto de Marrakech (cidade em Marrocos), ao lado da universidade Mohammed VI Polytechnic University (UM6P). Este hub dará suporte à parceria, ao ecossistema mais amplo e a outros participantes, conduzindo pesquisas em energia renovável, hidrogênio verde e processamento mineral. Além disso, os parceiros colaborarão por meio de seus fundos de capital de risco corporativo para impulsionar o investimento em avanços tecnológicos importantes.
Por meio dessa colaboração, a OCP e a Fortescue visam fornecer hidrogênio verde e amônia para uso como fontes de energia verde e na produção de fertilizantes neutros em carbono e personalizados. Esses fertilizantes serão acessíveis e baratos para agricultores em todo o mundo, de acordo com a OCP.
Yabiladi, 07/08/2024.