Negócios

Mosaic anuncia redução de 67% no lucro em 2023

A Mosaic, uma das principais produtoras de fertilizantes do mundo, com sede nos EUA e operações no Brasil, anunciou seus resultados financeiros referentes ao ano de 2023. No relatório, a empresa cita lucro líquido de 1,2 bilhão de dólares em 2023.

“A Mosaic navegou com sucesso em um mercado altamente dinâmico em 2023. Entregamos um forte fluxo de caixa livre e oferecemos um significativo retorno sobre o capital aos nossos acionistas, sem deixar de reinvestir no negócio”, de acordo com Bruce Bodine, CEO e Presidente da Mosaic.

Para 2024, o presidente da Mosaic cita um mercado de fósforo forte e que a empresa está bem posicionada neste mercado. Além da pretensão de estender a presença da empresa no Brasil, onde é uma das principais empresas do setor de fertilizantes. Quanto aos potássicos, pretende otimizar as operações buscando menores custos de produção.

Os fosfatados sofreram redução de 71% no lucro operacional em relação a 2022, totalizando US$375 milhões. Essa diminuição acontece, mesmo com o aumento no volume vendido pela empresa. A Mosaic cita como os principais responsáveis pelas reduções no lucro os menores preços para os fosfatados em 2023, eventos climáticos e eventuais reparos em sua instalação de ácido sulfúrico em Louisiana nos EUA.

Referente aos fertilizantes potássicos, a redução foi de 57% frente a 2022, registrando US$1,2 bilhão, mesmo com um volume de vendas maior. A redução, semelhante aos fosfatados se dá pelos menores preços dos fertilizantes potássicos. A empresa menciona quem em 2023 houve o término da construção da mina Esterhazy K3 e a normalização do porto da Canpotex em Portland ao final do ano, melhorando o escoamento de potássio.

GlobalFert, 29/02/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo