Negócios

Mosaic chega a acordo para comprar 43,3 milhões de ações classe A

A multinacional americana de fertilizantes Mosaic entrou em acordo com Margaret A. Cargill Foundation e Anne Ray Charitable Trust (MAC Trusts) para recompra de todas as suas 43,3 milhões de ações restritas da classe A ao longo dos próximos oito meses.

Na transação inicial, a Mosaic vai comprar 21,7 milhões de ações de classe A da MAC Trusts em 8 de janeiro de 2014, ao preço determinado pela média ponderada do fechamento das ações ordinárias durante o período de negociação de 20 dias anteriores, de acordo com comunicado divulgado nesta segunda-feira.

As 21,6 milhões de ações classe A remanescentes serão compradas pela Mosaic no início de fevereiro de 2014, em sete parcelas iguais ao fim de cada período sucessivo de negociação de 20 dias utilizando a mesma fórmula de volume médio de preço, assim como na transação inicial.

Sob o acordo, a MAC Trusts também concordou em liberar a Mosaic da obrigação contratual de registrar as ações ordinárias em uma oferta secundária.

“Este acordo demonstra nossa confiança no futuro e efetivamente coloca a transação de cisão da Cargill atrás de nós”, disse Jim Prokopanko, presidente e CEO da Mosaic.

“Este é o maior passo em direção a nosso objetivo de ter um balanço mais eficiente até meados de 2014. Nós continuamos a avaliar outras opções de retorno aos acionistas para o próximo ano”, acrescentou Prokopanko. 

O executivo também afirmou que as prioridades da companhia não mudaram. A Mosaic pretende manter os ratings de grau de investimento e flexibilidade financeira para aproveitar as oportunidades necessárias para o crescimento do negócio da companhia.

A JP Morgan Securities LLC atuou como assessor financeiro da Mosaic para a cisão da Cargill.

Valor Econômico, 09/12/2013

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo