Negócios

Mosaic tem queda de 64% no lucro do 2º semestre

A americana Mosaic informou em comunicado à imprensa seus resultados do segundo semestre. De acordo com a gigante de fertilizantes, houve lucro líquido de 369 milhões de dólares no segundo trimestre e um EBITDA (lucro antes de taxas e impostos) de 744 milhões, enquanto que no mesmo período do ano passado o lucro se deu em torno de 1 bilhão de dólares e 2 bilhões o EBITDA, sendo uma redução no lucro líquido de 64%.

A receita liquida do potássio nesse segundo trimestre se deu em 849 milhões de dólares, já no mesmo período em 2022 o ganho foi de 1,6 bilhão, uma redução de 47%. Quanto aos fosfatados houve uma redução de 28% em comparação ao ano passado, totalizando 1,3 bilhão nesse ano.

A empresa tem a perspectiva de que o mercado de grãos e oleaginosas permaneçam apertados. Ainda é citado que os impactos agrícolas causados na Ucrânia pela guerra, a fertilização reduzida e as adversidades climáticas estão ameaçando a produção agrícola mundial, e assim, pressionando os estoques mundiais.

Quanto ao Brasil, a Mosaic se mostra otimista na relação de troca com a soja, induzindo uma recuperação nos embarques de fertilizantes nesse ano da empresa para o país. Já para os EUA é comentado que o alto uso de fertilizantes na safra de primavera reduziu muito os estoques, os quais estão sendo repostos pelo país.

Por fim, é esperado pela Mosaic que as restrições ao mercado de fertilizantes potássicos e fosfatados permaneçam em 2023, muito motivado pelas sanções de Belarus, e uma baixa demanda por parte da China.

Mosaic – GlobalFert, 02/08/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo