Negócios

OCP instalará fábrica de fertilizantes na Tanzânia

A empresa marroquina OCP Group está supostamente em negociações para ajudar a Tanzânia a superar seus desafios de segurança alimentar por meio do estabelecimento de uma fábrica de fertilizantes no país da África Oriental.

Reportado em 28 de janeiro, à agência de notícias tanzaniana The Citizen, o ministro da Agricultura do país citou, Anthony Mavunde, dizendo que o Marrocos e a Tanzânia devem iniciar negociações para “estabelecer uma instalação de mistura em Kisarawe”. 

A notícia vem em meio a garantias do governo da Tanzânia para enfrentar a crise de segurança alimentar do país.

O Citizen relatou que o governo da Tanzânia deu à Tanzania Fertilizer Company (TFC) $ 48,223 milhões em capital em uma tentativa de reviver a empresa e “garantir um suprimento suficiente de fertilizantes a preços razoavelmente inferiores aos de mercado”. 

Apesar do apoio do governo, a TFC precisará de nada menos que US$ 361,67 milhões para resgatar a empresa, argumentou o ministro da agricultura da Tanzânia.

A capital permitiria ao país importar 25.000 toneladas métricas de fertilizantes que precisam ser distribuídos em todo o país, acrescentou o ministro.

A OCP ainda não confirmou se está de fato discutindo um acordo com o governo da Tanzânia para construir uma fábrica de fertilizantes no país.

Enquanto isso, o grupo vem intensificando as iniciativas como parte de seu compromisso de ajudar os países da África a enfrentar seus desafios de segurança alimentar.

Na semana passada, o CEO da OCP, Mostapha Terrab, enfatizou o potencial do continente na agricultura – enfatizando que alcançar a segurança alimentar deve ser uma prioridade para todos os governos da África.

“Como empresa marroquina, sabemos que esse desafio é especialmente agudo em nosso continente”, disse o CEO da OCP.

“Até 2050, espera-se que a população da África quase dobre”, acrescentou, enfatizando a necessidade de os governos africanos investirem na segurança alimentar.

Marrocos World News, 01/02/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo