Negócios

Países árabes querem ampliar exportação de fertilizantes para Brasil

Os países árabes têm interesse e potencial em ampliar a exportação de fertilizantes para o Brasil, avalia a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

“Sem dúvidas, há interesse da indústria árabe em vender mais para o Brasil. São países que podem abastecer o mercado brasileiro”, disse o secretário-geral da Câmara, Tamer Mansour.
Estes países podem atender o Brasil com o fornecimento dos três principais nutrientes: nitrogenados, fosfatados e potássicos.

“Não acredito que estes países consigam substituir 100% o volume que a Rússia fornece ao Brasil, porque o mundo vai olhar para os árabes como o Brasil está olhando, mas uma fatia grande eles conseguem atender”, avaliou Mansour, sem detalhar qual seria o volume dessa fatia.

Entre os países que poderiam exportar maior volume que o fornecido atualmente ao Brasil, Mansour cita, especialmente, Marrocos, Egito, Jordânia, Omã e Catar.

“Eles possuem produção que seria suficiente para atender o Brasil. Se trabalhar o mercado com estes países, o país consegue compensar parte do volume que você perde ou que seria difícil de receber da Rússia no curto prazo”, apontou Mansour. “Em potássio, vemos muito potencial do Marrocos e Jordânia pode ser um player novo também no fornecimento de cloreto de potássio”, pontuou.

Canalrural, 07/03/2022
Fonte da Imagem: Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo