Conteúdos PrópriosNegócios

Peru aprova expansão da mina de cobre Las Bambas apesar dos protestos – GlobalFert

Diante do conflito da Rússia e Ucrânia, observamos a alta de diversas comodities, incluindo o Cobre. O aumento nos preços está ligado principalmente pela diminuição da exportação russa perante das sanções econômicas impostas por outros países. A Rússia atualmente é o 9º maior produtor de Cobre do mundo.

Com o objetivo de mitigar os efeitos do cenário global e aumentar a produção de commodities, o governo peruano anunciou a aprovação para expandir a mina de Las Bambas, que é responsável por 2% de todo o cobre internacional, se tornando uma das maiores do mundo.

Com o novo investimento peruano, espera-se uma expansão de 380.000 toneladas para 400.000 toneladas de concentrado de cobre por ano produzido, um aumento de 5,2% na produção. Desta forma, podendo melhorar o cenário da oferta mundial.

Ao mesmo tempo, é importante observamos as movimentações sociais da região, uma vez que há um grande histórico de revoltas e paralisações nas mineradoras peruanas e chilenas, que podem impactar na produção local.

“De acordo com dados coletados, nos últimos 5 anos mais de 300 dias apresentaram revoltas ou paralisações nas minas peruanas e chilenas, representando mais de 25% do tempo total produtivo sendo impactado em algum nível. Caso este cenário se concretize, abre-se possibilidade de uma menor oferta no curto prazo” – Disse Luiz Tofolo, analista do Globalfert.

Globalfert, 29/03/2022
Fonte da Imagem: GlobalFert

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo