Negócios

Prefeito de Uberaba tenta evitar leilão de equipamentos da Planta de Amônia

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, esteve reunido com o presidente da República, Michel Temer, nesta terça-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o encontro, o prefeito externou preocupação com o leilão dos equipamentos da Planta de Amônia de Uberaba (UFN V) da Petrobras, que foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 19 deste mês.

Conforme Piau, Temer se mostrou surpreso com a decisão da Petrobras e que, mediante todo material apresentado, ofício e informações, ele determinou que os ministros entrassem no processo para verificar a situação junto à empresa.

“Lembramos ao presidente que ele mesmo nos colocou em contato com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, justamente para solicitamos a venda conjunta dos ativos. Assim como estão fazendo com as unidades de Araucária (PR) e Três Lagoas (MS), a de Uberaba tem que estar junto. Os investidores querem uma atividade e não venda individual e isto prejudica Uberaba”, afirmou Piau.

Para o município, segundo o prefeito, esta decisão é equivocada e é preciso proteger o ativo público e garantir que o projeto seja viabilizado pela iniciativa privada. Diante disso, Piau afirmou que solicitou ao presidente que interrompa o leilão e junte as vendas dos ativos de todo segmento de fertilizantes da empresa.

“Não queremos briga, mas sim garantir que esse processo continue e que beneficie Uberaba. Tem muito dinheiro público envolvido e temos que verificar com toda clareza. E se houver prejuízo temos que saber quem vai pagar”, finalizou.

Participaram da reunião, além do prefeito, os deputados federais, Marcos Montes e Aelton Freitas, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Humberto Dutra, o presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Fulvio Ferreira, o presidente da FIEMG/Uberaba, Altamir Rosô, o presidente da Câmara de Comércio Indústria Brasil Moçambique, Sinfrônio da Silva Júnior, e representantes da Fundação Getulio Vargas (FGV), que está atuando na busca de investidores para o projeto.

Paulo Piau disse ainda, que paralelamente o Ministério Público Federal (MPF), por meio do procurador da República em Uberaba, Thales Messias Pires Cardoso, se reuniu com representantes do município, na última segunda-feira (23), discutindo a questão e já encaminhou solicitações de informações, no sentido de resguardar o bem público.

Leilão anunciado

No DOU publicado na última quinta-feira (19), a Petrobras anunciou o aviso de licitação para o leilão dos bens adquiridos originalmente para o Projeto da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados V. Conforme o comunicado, os equipamentos estão previstos para serem leiloados entre nos dias 21, 22 e 23 de novembro, pela internet.

Entre os bens descritos no anúncio, estão esferas de amônia, tanque de armazenagem de amônia, transformador de entrada de energia, bomba centrífuga, bomba submersível, filtros bag, separador de água e óleo, tanque de armazenamento de ácido sulfúrico, entre outros.

 

G1, 25/10/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo