Negócios

Rússia e Ucrânia sem acordo sobre gás

Hoje (21/10) alcançámos uma posição que agora será discutida por todas as partes”, disse, em conferência de imprensa, o comissário Europeu da Energia, Guntther Oettinger, que está confiante de que na próxima semana a Rússia e a Ucrânia possam selar o acordo alcançado a 26 de setembro passado.

O comissário europeu explicou que a Rússia aceitou baixar o preço até aos 385 dólares por cada mil metros cúbicos de gás que entregue à Ucrânia até marco de 2015, face aos 485 dólares atuais, mas insiste que qualquer nova entrega de combustível só é feita mediante o pagamento antecipado por parte da Ucrânia.

Por acordar está ainda o volume de gás de que a Ucrânia necessita nos próximos meses.

Oettinger explicou que, depois de analisar a situação, acredita que a Ucrânia necessite de 4 mil milhões de metros cúbicos de gás, embora tenha referido que devem ser as autoridades ucranianas a definirem a quantidade de gás de que necessitam.

O ministro da Energia russo, Aleksandr Novak, que também se dirigiu à imprensa depois do encontro trilateral, concordou que a Ucrânia ainda não especificou as suas necessidades e ressalvou que, em qualquer caso, depende de Kiev ter recursos financeiros para o pagar.

“A Ucrânia ainda não confirmou as suas necessidades, só sabemos que a Comissão Europeia também não confirmou as fontes de financiamento”, disse

Jornal de Notícias, 21/10/2014 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo