AnálisesConteúdos PrópriosNegócios

Unigel firma contrato de gás natural com Petrobras e Shell para produção de fertilizantes nitrogenados – Globalfert

A Unigel, estratégica produtora nacional de fertilizantes, estabeleceu um importante passo para o abastecimento das fábricas de fertilizantes nitrogenados em Camaçari (BA) e em Laranjeiras (SE), reinauguradas pela Unigel em 2021, fundamental para garantir que as fábricas operem dentro de suas capacidades projetadas. Foi acordado nessa segunda-feira (27), o contrato de compra e venda com a Petrobras que prevê a entrega de volumes de gás natural na modalidade firme, com duração de quatro anos. Além disso, no último dia 10, a Unigel também firmou contrato de compra e venda com a Shell Energy do Brasil Gás, que prevê a entrega de volumes de gás natural nas modalidades firme e flexível, com duração de dois anos. 

“Estamos muito felizes em poder contar com empresas de grande porte para garantir a continuidade das operações de fertilizantes nitrogenados no país. A Unigel Agro transformou a nossa Companhia em 2021 e, desde então, estamos focados em garantir as condições para continuar essa trajetória de sucesso como um importante player para o agronegócio brasileiro”, comenta Roberto Noronha Santos, CEO da Unigel. 

“Para a Shell Energy no Brasil, este acordo com a Unigel é o começo de uma potencial parceria de longo prazo. Ao mesmo tempo, reforça a segurança energética de um estratégico setor da economia brasileira (fertilizantes) com gás natural, um importante combustível de transição, desde o pré-sal até os estados da Bahia e do Sergipe,” afirmou Christian Iturri, diretor-presidente da Shell Energy no Brasil, braço de comercialização de gás e energia elétrica da Shell Brasil. 

“Para a Petrobras, a escolha pela Unigel renova a parceria entre as empresas, em que a Petrobras oferece soluções para compor o portfólio de suprimento de gás do cliente no mercado livre”, afirmou Rodrigo Costa, diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras. 

A garantia de fornecimento de gás para a Companhia é fundamental em um momento de incerteza mundial quanto aos custos de energia em constante ascensão diante da recuperação econômica. Na Europa o gás natural passou por alta de 118% no período entre junho e setembro desse ano, enquanto o preço do carvão no principal mercado chinês passou por alta de até 260% desde o início do ano. 

O Grupo Unigel é uma das maiores empresas químicas do país, investindo mais de 510 milhões de reais na retomada das duas unidades de fertilizantes nitrogenados arrendadas da Petrobras, gerando empregos e reduzindo a dependência de importações de produtos como amônia e ureia. As duas unidades têm, em conjunto, capacidade de produção de 1,125 milhão de toneladas/ano de ureia, 925 mil toneladas/ano de amônia, 320 mil toneladas/ano de sulfato de amônio e 220 mil toneladas/ano de ARLA. Fundada em 1966, a Companhia está estrategicamente localizada no Brasil (nos Estados da Bahia, Sergipe e São Paulo) e no México (nos Estados do México, San Luís Potosí e Veracruz).

Globalfert, 29/12/2021 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo