Negócios

Vale contrata WorleyParsons para engenharia de projeto de potássio no Canadá

A Vale contratou a WorleyParsons para a engenharia da próxima fase do projeto de potássio Kronau, na província de Saskatchewan, no Canadá. Kronau é o primeiro projeto de potássio da Vale no Canadá e deverá produzir de 3 milhões a 4 milhões de toneladas anualmente, durante 40 anos.

O contrato vai permitir que a Worley, que trabalha no projeto desde o final de 2010, continue apoiando a Vale na próxima fase do projeto, por meio da engenharia básica e pequena parte da engenharia detalhada em áreas consideradas críticas.

Após a conclusão, prevista para final de 2015, o projeto Kronau será apresentado ao Conselho de Administração da Vale para aprovação de financiamento e posterior execução do projeto.

Em 2012, após a conclusão da segunda fase da engenharia, a previsão da mineradora era de que o projeto, com custo estimado em US$ 3 bilhões, produziria 2,9 milhões de toneladas de potássio por ano. Mas, segundo a Worley, o potássio teve um crescimento significativo de mercado recentemente devido ao aumento da população e da segurança alimentar, principalmente nos países em desenvolvimento.

O Canadá é o maior produtor mundial de potássio, que é usado na fabricação de fertilizantes, e é o país com maior incidência de cloreto de potássio do mundo.

“Nós estamos empolgados com o projeto Kronau e permanecemos empenhados em apoiar a Vale para o desenvolvimento da fase de definição do projeto e, possivelmente, na fase posterior de execução”, afirmou o CEO da WorleyParsons, Andrew Wood.

De acordo com o website da Vale, o projeto está em fase final de viabilidade e as discussões com potenciais parceiros permanecem desde o ano passado. “No entanto, a empresa considera que é importante avançar o projeto ao mesmo tempo”, diz a mineradora.

O cronograma do projeto Kronau prevê a avaliação de investimento financeiro para o próximo ano e o início das atividades de construção e sondagem para 2016. A planta de processamento está prevista para 2019.

Notícias de Mineração, 21/08/2014

Imagem: Vale

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo