Negócios

Vale Fertilizantes esclarece transição para Mosaic

Representantes da Vale Fertilizantes reuniram-se, no dia 21 de fevereiro, com a diretoria da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia) para esclarecer dúvidas em relação às operações da empresa na cidade e ao processo de transição com a Mosaic, que adquiriu a área de fertilizantes da vale no ano passado. Segundo a empresa, a mudança de administração para a Mosaic deve acontecer no segundo semestre do ano.

Em dezembro de 2016, a Vale anunciou que celebrou um acordo de compra de ações com a Mosaic para vender seu negócio de fertilizantes no Brasil. A conclusão da transação de US$ 2,5 bilhões está sujeita ao cumprimento de condições precedentes, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e de outras autoridades antitruste e outros pontos operacionais e regulatórios.

“Assim, hoje, continuamos com toda a administração e estratégia da Vale. A mudança só deve acontecer no segundo semestre, mais no final de 2017. Não há um processo e a transição não pode acontecer. A gente tem uma série de regras que precisamos seguir porque são duas empresas independentes e que só podem fazer um processo de transição uma vez que o negócio seja aprovado. Os planos continuam e são planos de longo prazo”, disse o gerente Industrial da Vale Fertilizantes, Daniel Rajão.

Rajão também falou sobre os fornecedores locais da Vale e informou que até o momento nada mudou. “A situação é normal, o plano de produção para 2017 continua da mesma forma. As políticas de desenvolvimento de fornecedores também”, afirmou.

Sobre o futuro, a expectativa é de que essas parcerias sejam mantidas. “A gente ainda não pode falar por eles, mas a gente acredita que, sim, que essas parcerias vão continuar e a empresa deve ter um norte mais definido porque, afinal, a Mosaic cuida estritamente de fertilizantes então eu acho que ela vai ficar mais focada neste negócio”, disse Walter Brossel, gerente de Relações com Comunidades e Institucionais.

Além de Brossel e Rajão, também participou do encontro o gerente-executivo de Desenvolvimento de Projetos da Vale Fertilizantes, Camilo Silva. “Sempre tivemos essa parceria com a Acia e viemos justamente para esclarecer a nossa posição e a da Mosaic, que é a compradora do investimento, para que a gente possa colocar de uma forma mais clara e transparente quais são as expectativas para o ano que vem”, disse Brossel.

Na reunião, também foram atualizadas informações sobre o Projeto Patrocínio, que prevê a produção de 6,5 milhões de toneladas de minério de fosfato por ano. Questionada por e-mail pelo Notícias de Mineração Brasil (NMB), a Vale Fertilizantes afirmou que “não há novidades sobre o projeto”.

“Nós sabíamos perfeitamente que em função de nossa mina estar se exaurindo, nós teríamos a Vale por pouco tempo em Araxá. Com esse negócio de Patrocínio tudo mudou. Aí criou-se realmente muitas dúvidas e eles foram muito honestos nas respostas”, disse Emílio Ludovico Neumann, presidente da Acia.

No dia 22 de dezembro, a Vale realizou a primeira expedição férrea de minério de fosfato para o Complexo Mineroquímico de Araxá (MG), onde o insumo será tratado. Segundo a companhia, a ação marcou o início das atividades do projeto na cidade de Patrocínio, em Minas Gerais, que está em fase de ramp-up.

O presidente da Acia declarou a que a entidade, assim como tem feito nos últimos meses, vai continuar acompanhando o desenvolvimento do Complexo Mineroquímico de Araxá. Ele avaliou positivamente o encontro. “Não restaram dúvidas. Eu acredito que toda a diretoria da Acia está apta a responder todos os questionamentos que os empresários de Araxá venham a ter”, disse. Com informações da imprensa local de Araxá.

 

Notícias de Mineração, 09/03/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo