Negócios

Yara e Acme Cleantech assinam acordo de longo de prazo para a produção de amônia verde

A Yara e a GHC SAOC, uma subsidiária da Acme Cleantech, importante empresa no setor de energia renovável na Índia, assinaram hoje um acordo vinculativo de longo prazo para o fornecimento de amônia com emissões reduzidas de CO2 da Acme para a Yara.

Ambas as empresas já haviam assinado um Term Sheet, que é um documento de acordo entre as partes com caráter não vinculativo. O acordo atual concluiu 18 meses de negociações, com isso, o quadro regulamentar e o regime de certificação evoluíram significativamente, criando um ambiente adequado para firmar um contrato de longo prazo.

O acordo entre a Yara e a Acme cobre o fornecimento de 100 mil toneladas por ano de amônia verde, sendo um dos primeiros contratos mundiais de plena concorrência para este insumo, nessa escala e posse. Ao longo do seu ciclo de vida, o projeto ajudará a reduzir as emissões globais em até 5,0 milhões de toneladas equivalentes de CO2. No geral, a amônia renovável será fornecida pela Acme a partir da Fase 1 de seu projeto em Omã, com data de início prevista para 2027. O projeto visa cumprir os requisitos da RFNBO da UE e da Diretiva de Energia Renovável

“A Yara Clean Ammonia é pioneira na viabilização da economia do hidrogênio nos setores marítimo, alimentício, energético e industrial. A amônia renovável de Omã fará parte do nosso sistema de distribuição escalável, desenvolvendo uma cadeia de fornecimento confiável, segura e econômica para amônia de baixa emissão em diferentes segmentos de mercado. Este acordo demonstra o poder das parcerias e da colaboração para desenvolver cadeias de valor que reduzam as emissões”, afirma Magnus Ankarstrand, presidente da Yara Clean Ammonia.

Ashwani Dudeja, Diretor do Grupo ACME, disse: “Estamos satisfeitos por ter concluído o acordo com a Yara, que servirá como cliente âncora para nosso projeto de amônia baseado em energia solar que está sendo desenvolvido em Omã. Este acordo é apenas um começo e facilitará uma maior cooperação entre as duas empresas, ao mesmo tempo que desempenha um papel vital na aceleração da adoção do hidrogénio verde e dos seus derivados. Tivemos uma série de inovações neste setor e, com a assinatura deste contrato, pretendemos nos tornar o primeiro produtor mundial de amônia verde em grande escala.”

As condições favoráveis ​​de Omã para as energias renováveis, a sua localização estratégica e a abordagem proativa do governo a tornam em um centro atraente para a produção de amônia verde. A Acme está liderando a construção de um projeto de amônia verde em Omã, com uma capacidade planejada de 900 mil toneladas por ano, a ser desenvolvida em fases. A Yara, conhecida por sua experiência na produção, logística e comércio global de amônia, está expandindo ativamente o mercado de amônia renovável, essencial para a descarbonização de diversas indústrias.

Yara, 06/03/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo