Produção

A EuroChem foi autorizada a reiniciar completamente suas operações na Bélgica

O governo da Bélgica concluiu que a fábrica química EuroChem Antwerpen (parte da EuroChem) não está sujeita a sanções impostas pelas autoridades da União Europeia. Portanto, pode reiniciar completamente a produção de fertilizantes minerais. A EuroChem Antwerpen também pode comprar matérias-primas necessárias para produzir fertilizantes minerais e fornecê-los.

A EuroChem Antwerpen foi forçada a interromper suas operações em março deste ano, depois que a União Europeia impôs sanções contra Andrey Melnichenko, beneficiário da EuroChem. Devido a isso, a empresa alemã BASF parou de fornecer matérias-primas (como sulfato de amônio) para a EuroChem Antwerpen, e o fornecimento de eletricidade também foi cortado. 400 funcionários da EuroChem Antwerpen estavam desempregados.

Andrey Melnichenko, por sua vez, deixou o cargo de membro do Conselho de Administração da EuroChem e vendeu o controle acionário da empresa. O novo beneficiário da EuroChem tornou-se sua esposa Alexandra Melnichenko.

“O fato de Andrey Melnichenko ter deixado de ser o proprietário da EuroChem pode ter se tornado a razão para o governo belga concordar com um reinício completo da EuroChem Antwerpen. No mês passado, concordou apenas com o seu reinício parcial, quando poderá produzir certos tipos de produtos sob supervisão externa”, comentou o serviço de informação e análise do Fertilizer Daily.

A EuroChem adquiriu a planta em 2012 da BASF. Pode produzir 1 milhão de toneladas de nitrogênio e 1,2 milhão de toneladas de fertilizantes NPK por ano. 20% deste volume é consumido pela agricultura belga.

Fonte: Fertilizer Daily 24/05/2022

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo