Produção

AM recebe sondas para pesquisas de prospecção em reservas de silvinita

Teve início, nesta quinta-feira (17), a exploração de silvinita no município de Itacoatiara, a 117km de Manaus. Chegaram à cidade carretas com sondas de prospecção da empresa Potássio Ocidental. Os equipamentos deverão ser usados nas pesquisas que serão desenvolvidas nas reservas de silvinita (minério de onde se extraí o potássio) na comunidade Arari.

De acordo com a Secretaria de Estado Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (Semgrh), a empresa Potássio Ocidental está autorizada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para realizar pesquisas numa área de 795 mil hectares, entre os municípios de Itacoatiara, Urucurituba, Maués, Parintins e Barreirinha.

O início da prospecção na área aguarda a liberação da licença ambiental, que está em analise no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Segundo o titular da Semgrh, Daniel Nava, o início das atividades da Potássio Ocidental em Itacoatiara consolida o Amazonas como alvo nacional de investimentos na exploração da silvinita. O projeto apresentado pela empresa ao Governo do Estado prevê investimentos iniciais, em 2013, da ordem de U$ 5 milhões, recursos que serão destinados à execução dos primeiros dois furos de sondagem na comunidade Arari. Mais quatro furos deverão ser feitos na região que engloba os municípios de Itacoatiara e Urucurituba.

G1 Amazonas, 17/10/2013

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo