Produção

Bolívia busca aumentar produção de ureia e construir segunda fábrica

A Bolívia propôs elevar os níveis de produção de ureia e consolidar a construção de uma segunda planta para a produção deste fertilizante, exclusivamente para exportação, após avaliar as realizações do setor de hidrocarbonetos no primeiro trimestre do ano.

O presidente do estado Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Armin Dorgathen , destacou que a produção estável de uréia no primeiro trimestre foi um dos pontos mais altos.

Ele explicou que a fábrica do Bulo Bulo , no centro do país, produz de 1.600 a 1.700 toneladas por dia e que, a partir do segundo semestre, após alguns ajustes, chegará a 2.100 toneladas por dia até chegar a 2.300 no ano seguinte.

“O preço da uréia está alto e é uma oportunidade de exportação “, assegurou o executivo da estatal.

O presidente da YPFB mencionou que o plano é construir uma segunda planta de uréia “puramente para exportação” , que poderia focar sua produção no mercado brasileiro, enquanto a atualmente em operação priorizaria a oferta e demanda local. do Peru, Equador, Chile e Argentina.

Dorgathen também destacou os esforços para construir usinas de biodiesel e incentivos à exploração de hidrocarbonetos para “reduzir a quantidade de importações” de combustíveis, que oscilam entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2 bilhões anuais.

A estatal contempla “vários planos” para “substituir as importações de combustíveis”, disse.

O projeto para a produção de biodiesel incorpora formas de produção como Fame 1, Fame 2 e HVO, de diesel renovável, com base no uso de óleos vegetais de cultivos de soja e outras matérias-primas locais, com a finalidade de cuidar da segurança energética do país.

A isto juntam-se cerca de uma dezena de projectos de exploração de hidrocarbonetos no sul, centro e norte do país, referiu.

Precisamente, a necessidade de alcançar resultados e gerar incentivos para a exploração de hidrocarbonetos tem sido recentemente uma questão urgente para o Governo, a ponto de chegar a propor alterações à atual Lei de Hidrocarbonetos .

Em setembro do ano passado, a YPFB lançou uma chamada internacional para a quantificação e certificação de reservas de gás natural e hidrocarbonetos.

Em 2018, a empresa canadense Sproule International Limited estabeleceu que o país tinha 12,5 trilhões de pés cúbicos (TCF) de reservas.

Fonte: Agencia EFE

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo