Construção de fábrica de fertilizantes de US$ 1,35 bilhão em andamento no Casaquistão

No Cazaquistão, a construção de uma planta para produção de amônia e ureia foi lançada no âmbito do Acordo de Investimento concluído. A resolução correspondente foi assinada pelo primeiro-ministro Olzhas Bektenov, de acordo com a Astana TV.
O projeto está planejado para ser implementado com base em uma joint venture entre a QazaqGaz e a ESTA – a empresa “Qazesta Fertilizers Ltda.” A localização da fábrica foi escolhida na região de Mangistau por conta das condições ideais para exportar produtos através do Mar Cáspio.
O custo do projeto é de US$ 1,35 bilhão. A construção está planejada para ser concluída em três anos e meio. Serão criados 400 empregos permanentes e 3 mil durante a fase de construção. A capacidade de produção da planta será de até 700 mil toneladas de ureia e 42 mil toneladas de amônia por ano.
O relatório observa que o Cazaquistão atualmente produz três tipos de fertilizantes: nitrato de amônio e sulfato de amônio, que atendem apenas cerca de metade da demanda.
A implementação do projeto para criar nossa própria produção de ureia reduzirá a dependência de importações e fortalecerá a segurança alimentar do país. Também terá um impacto positivo no desenvolvimento da agricultura, observou o serviço de imprensa do Gabinete de Ministros.
Astana TV, 21/03/2025.