Produção

Demanda de Cloreto de Potássio sofre um golpe com elevação de preços induzida pela China

A projeção de uma monção normal neste ano pode ter levado um pouco de alegria aos agricultores indianos, mas eles ainda estão enfrentando a perspectiva de ter que pagar preços mais altos pelo Cloreto de Potássio. 

Motivo: a China, o maior comprador de Cloreto de Potássio do mundo, assinou um acordo anual com os produtores a um preço mais alto, o que tradicionalmente atua como referência para todo o mercado. Assim, a Índia, outro importante consumidor de Cloreto de Potássio, que em breve iniciará as negociações, poderá ter dificuldade em selar o negócio no preço do ano passado.

Espera-se que o novo preço seja superior ao do ano passado, que os importadores passarão para os consumidores, de acordo com fontes governamentais.

Os dois maiores produtores de Cloreto de Potássio – Potash Corp de Saskatchewan e Uralkali da Rússia – reduziram recentemente a produção para aumentar a oferta e reduzir o declínio dos preços do nutriente, o que ajuda a aumentar a qualidade e os rendimentos das culturas. 

Uralkali estabeleceu seu contrato de Cloreto de Potássio com a China para o fornecimento até o final de 2017 com US $ 230/t CFR (custo e frete). A Uralkali anunciou que sua subsidiária comercial negociou com o consórcio chinês, incluindo a Sinochem, CNAMPGC e a CNOOC para entregas de Cloreto de Potássio durante o período de agosto a dezembro a essa taxa.

O novo preço contratado para o fornecimento da China representa um aumento de US $ 11 por tonelada em relação ao segundo semestre de 2016 de US $ 219 por tonelada CFR e inclui descontos de cerca de US $ 20 por tonelada. 

A China importa cerca de 12 milhões de toneladas de Cloreto de Potássio anualmente, contra os 4 milhões de toneladas da Índia. Esta é a razão pela qual a posição da Índia como negociador dos preços do Cloreto de Potássio não é tão forte quanto a da China, de acordo com observadores. 

Deepak Chitroda, consultor da CRU, em Londres, disse: “Normalmente, a China estabelece o contrato de MOP com fornecedores globais à frente da Índia. No ano passado, no entanto, a Índia estabeleceu o contrato de Cloreto de Potássio primeiro em US $ 227 por tonelada para julho de 2016 a junho de 2017 com a BPC, após o que a China liquidou o contrato em US $ 219 a tonelada. A Índia provavelmente irá liquidar o preço em cerca de US $ 234-237 por tonelada para 2017-18, o que pode forçar os importadores indianos a aumentar o MRP (preço de varejo máximo) para manter as margens “.

 

Business Standard, 20/07/2017

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo