Produção

DuSolo avança com sondagem no projeto de fosfato Bomfim

A DuSolo Fertilizers informou hoje (21) que iniciou, em 28 de julho, a campanha de sondagem de circulação reversa no alvo Santiago, que faz parte do projeto Bomfim, em Tocantins. Até o momento, foram realizados 31 furos, o equivalente a 613 metros, dos 42 furos de sondagem previstos.

A área selecionada para sondagem é onde a companhia pretende extrair e processar, na superfície, fosfato de alto teor em Fertilizante Natural de Aplicação Direta (Danf, na sigla em inglês). A campanha de sondagem de circulação reversa da DuSolo cobre uma área total de 30 mil metros quadrados.

“As notícias de hoje mostram como a companhia está implacável para seguir seu plano estratégico para se tornar uma produtora de fosfato em um dos maiores países no que diz respeito a fertilizantes. Estamos convencidos de que o projeto Bomfim representa uma oportunidade rara para o mundo da mineração”, disse Eran Friedlander, presidente e CEO da DuSolo.

O alvo Santiago, de acordo com os resultados de sondagem realizada em janeiro deste ano, possui uma estimativa inicial de recursos inferidos de 3,4 milhões de toneladas de minério com 14,5% de pentóxido de fósforo (P2O5). O teor de corte da mineradora é de 8% de P2O5.

“Com pouco capital inicial e por meio de um processo bem simples, a DuSolo estará em uma posição ímpar de se tornar a única fornecedora de um raro produto fertilizante que vai atender à forte e crescente demanda de um mercado doméstico de classe mundial”, afirmou Friedlander.

Segundo a DuSolo, o produto será vendido para fazendas locais e centros agrícolas nas proximidades do projeto. A mineradora afirmou que os agricultores da região acostumaram a usar Danf em suas colheitas ao longo dos últimos anos, mas, devido a uma recente restrição da oferta, não conseguem mais adquirir o produto na região.

A unidade Danf fica a 29 quilômetros do alvo Santiago, que pertence ao projeto Bomfim, e consiste em circuitos de britagem e moagem ligados por um sistema de correia transportadora. Segundo a empresa, o processo permite que o material mineralizado seja separado e depois alimentado nos moinhos de martelos, a fim de atingir o tamanho do grão desejado para o produto final.

A DuSolo Fertilizers, antiga Eagle Star, é uma mineradora canadense voltada para o desenvolvimento, exploração e aquisição de oportunidades de fosfato no Brasil. Além de Bomfim, a empresa controla o projeto Ruth e o projeto Samba, ambos no Estado do Piauí.

Notícias de Mineração, 21/08/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo