Produção

DuSolo vai processar fosfato de aplicação direta em TO

A DuSolo Fertilizers, antiga Eagle Star, arrendou uma instalação de processamento de Fertilizante Natural de Aplicação Direta (Danf, na sigla em inglês), próxima ao projeto Bomfim, em Tocantins. Em comunicado ao mercado hoje (11), a empresa afirmou que pretende atingir uma capacidade de processamento de 160 mil toneladas de Danf até 2015.

Sob os termos do acordo, a DuSolo assumiu o direito de operar a unidade pelo período de um ano, com a opção de renovar o contrato por mais um ano. A empresa afirmou que concluiu todas as modernizações necessárias para o funcionamento da unidade.

“A notícia de hoje representa um grande marco alcançado pela companhia. Nosso objetivo sempre foi se tornar um produtor de fertilizantes e agora estamos mais próximos de atingir este objetivo”, afirmou Eran Friedlander, presidente e CEO da DuSolo.

A unidade Danf está localizada a 29 quilômetros do alvo Santiago, que pertence ao projeto Bomfim, e consiste em circuitos de britagem e moagem ligados por um sistema de correia transportadora. Segundo a empresa, o processo permite que o material mineralizado seja separado e depois alimentado no moinhos de martelos, a fim de atingir o tamanho do grão desejado para o produto final.

De acordo com a DuSolo a instalação de um novo britador, necessário para processar a plena capacidade de 80 mil toneladas de Danf por ano, foi concluída recentemente.

No mesmo comunicado, a empresa afirmou que, devido à forte demanda por Danf na região, já foi iniciado um plano de expansão para a instalação, que permitirá um aumento da capacidade de processamento para 160 mil toneladas de Danf até 2015.

A DuSolo pretende, através de uma série de britadores, peneiras e moinhos, processar o fosfato de alta qualidade descoberto no alvo Santiago em três produtos Danf de diferentes teores de fosfato, sendo 12%, 15% e 18% de P2O5.

Segundo a empresa, o produto será vendido para fazendas locais e centros agrícolas nas proximidades do projeto. A DuSolo afirmou que os agricultores da região acostumaram a usar Danf em suas colheitas ao longo dos últimos anos, mas, devido a uma recente restrição da oferta, não conseguem mais adquirir o produto localmente.

A DuSolo pretende então preencher a atual lacuna do mercado, proporcionando aos agricultores uma alternativa de fornecimento local para os próximos anos.

A empresa informou ainda que está trabalhando junto às agências reguladoras brasileiras no processo de licenciamento do projeto e aguarda, no curto prazo, a concessão das licenças ambiental e de operação para a unidade Danf e a licença ambiental e Guia de Utilização (GU) do alvo Santiago.

A DuSolo Fertilzers é uma mineradora canadense voltada para o desenvolvimento, exploração e aquisição de oportunidades de fosfato no Brasil. Além de Bomfim, a empresa controla o projeto Ruth e o projeto Samba, ambos no Estado do Piauí.

Notícias de Mineração, 11/08/2014

Imagem: Notícias de Mineração

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo