Produção

Empresa de energia Fermaca planeja desenvolver fábrica fertilizantes de US$ 3,7 bilhões no México

No contexto do Plano México, a presidente Claudia Sheinbaum Pardo divulgou um investimento de 3,7 bilhões de dólares (21,2 bilhões de reais) da empresa mexicana Fermaca Dreams, destinado a duas iniciativas em Durango: a Fermaca Digital City, que será um data center com capacidade própria de geração de eletricidade, e a Fermachem, uma fábrica dedicada à produção de fertilizantes verdes que contribuirá com o apoio ao setor agrícola mexicano.

“Esse investimento de 3,7 bilhões de dólares inclui um data center e sua própria geração de eletricidade, além de uma fábrica de produção de fertilizantes, complementando as instalações que estamos desenvolvendo em colaboração com a Petróleos Mexicanos”, disse Claudia Pardo.

O secretário de Economia, Marcelo Ebrard Casaubon, explicou que do investimento total, 1 bilhão de dólares (5,7 bilhões de reais) será destinado para a construção da fábrica de fertilizantes e 2,7 bilhões de dólares (15,4 bilhões de reais) para a cidade digital.

O governador de Durango, Esteban Villegas Villarreal, explicou que a fábrica de fertilizantes Fermachem estará localizada no município de Lerdo, na região de La Comarca Lagunera.  O projeto inclui um gasoduto que ligará o Texas a Durango, aumentando a disponibilidade de gás para a indústria e uma usina de ciclo combinado para gerar energia usando seu próprio gás natural. O gasoduto terá 160 quilômetros de extensão.

Em relação à Fermachem, foi explicado que a fábrica produzirá 600.000 toneladas de ureia por ano para uso agrícola, o que reduzirá a dependência das importações e está alinhada com os esforços do Governo do México para fortalecer a soberania alimentar e apoiar o setor agrícola do país.

Data Center Dynamics, adaptado GlobalFert, 25/03/2025.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo