Produção

Estímulo à produção nacional de fertilizantes encontra entraves

De acordo com o site Infomoney, o presidente da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Carlos Henrique Dantas Heredia destacou que o Estímulo à produção nacional de fertilizantes encontra entraves no país.

Segundo o dirigente, o primeiro obstáculo se refere à disponibilidade de recursos provenientes de jazidas de fósforo e potássio no Brasil. No caso do fósforo, ressaltou Heredia, as jazidas no Brasil não são de boa qualidade. Já no que diz respeito ao potássio, de acordo com o dirigente, as jazidas são escassas e estão localizadas em regiões onde a exploração não é viável do ponto de vista ambiental e econômico. 

Ademais, Heredia pontuou que no que se refere ao nitrogênio, o desafio é o de se ter gás natural a preços competitivos. Soma-se a isso, lembrou o dirigente, o fato de que o mundo está superofertado de fertilizantes, com preços deprimidos, o que, na prática não contribui para atração de investimentos na produção nacional. Números da Anda mostram que as importações de fertilizantes no acumulado de janeiro a julho cresceram 14,45 na comparação com igual período de 2016.

 

Infomoney, 04/09/2017

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo