Produção

EuroChem é autorizada a retomar parcialmente suas operações na Bélgica

O governo da Bélgica permitiu que a EuroChem reinicie sua subsidiária EuroChem Antwerpen. As operações da empresa foram suspensas em março deste ano depois que o dono da EuroChem, Andrey Melnichenko, caiu sob sanções impostas pela União Europeia. Em 10 de março, a EuroChem anunciou que Andrey Melnichenko havia vendido o controle acionário da empresa e deixou de ser seu principal beneficiário.

A administração da EuroChem Antwerpen passou várias semanas desenvolvendo dois cenários de reinicialização. A primeira é convencer as autoridades da UE de que a EuroChem não tem nada a ver com Andrey Melnichenko. A segunda é continuar as operações da EuroChem Antwerpen sob supervisão externa. Qual cenário foi escolhido é desconhecido, mas o trabalho pode ser retomado.

No entanto, a EuroChem Antwerpen está autorizada a produzir apenas fertilizantes de componente único, enquanto os complexos ainda são proibidos. Os fundos recebidos de sua venda serão usados ​​para fazer pagamentos importantes, como o pagamento de salários aos funcionários.

A EuroChem também pedirá proteção temporária aos credores, uma vez que os fundos da EuroChem Antwerpen ainda estão bloqueados em contas em bancos ocidentais. E, finalmente, a data do seu reinício ainda é desconhecida.

A EuroChem adquiriu a planta EuroChem Antwerpen em 2012 da BASF. Pode produzir um milhão de toneladas de nitrogênio e 1,2 milhão de toneladas de fertilizantes NPK por ano. A quinta parte de sua produção é consumida pela agricultura belga.

Fertilizerdaily, 12/04/2022

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo