Produção

Governo Catarinense articula para garantir TransGas em Içara

O Governo catarinense registra preocupação com o risco de “desvio” do projeto da TransGas para o Rio Grande do Sul, e vai se movimentar. Há duas informações sobre as negociações que a TransGas vem fazendo com o Rio Grande do Sul, e as duas são preocupantes. A primeira é que a TransGas pode levar para o Rio Grande todo o projeto. A segunda é que pode instalar a fábrica de fertilizantes em Içara, mas comprar carvão gaúcho para sua operação. Nas duas possibilidades, a economia da região terá perdas importantes.Pelo projeto original, todo o projeto seria implantado em Içara e, para operar a fábrica, a TransGas estava comprando uma reserva de carvão no município.

O governador Raimundo Colombo e o vice, Eduardo Moreira, trataram do assunto com o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, terça-feira, depois do ato para repasse de recursos do Fundam. Murialdo tomou a iniciativa da conversa, fez um relato detalhado da situação e pediu a participação efetiva do Governo do Estado. Eduardo disse que já tinha as informações e reforçou a necessidade de uma operação especial imediata. Combinou com Colombo que vai agir em nome do Governo. Ele avalia a possibilidade de ir a Nova Iorque, na sede da TransGas, junto com o senador Luiz Henrique da Silveira. Foi Luiz Henrique que fez os primeiros contatos com a TransGas e trouxe o projeto da fábrica para Santa Catarina, depois direcionando para Içara.

Contas aprovadas

O prefeito Márcio Búrigo comemorou como um “título” a aprovação pelo Tribunal de Contas, por unanimidade, das contas do seu Governo, ano 2013, o primeiro do mandato. Ele fez questão de acompanhar pessoalmente a sessão do Tribiunal, ao lado do secretário da Fazenda, Cloir Da Soler. A decisão é quase tão importante quanto uma “grande obra” do seu Governo.

ClicaTribuna, 27/11/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo