Produção

Grupo Fertiberia vai lançar produção de amônia na Suécia

O Grupo Espanhol de Fertibéria assinou um Memorando de Entendimento com a província sueca de Norrbotten e sua agência de investimentos, prevendo a execução de um projeto de construção de uma planta para a produção de fertilizantes de amônia e nitrogênio.

O projeto exigirá investimentos de um bilhão de dólares e pode ser implantado até 2026. A futura usina deverá usar tecnologia de eletrólise, além de usinas eólicas e hidrelétricas.

O Grupo Fertiberia, em cooperação com a Iberdrola, já lançou a primeira planta de amônia verde em escala industrial na Espanha. Nos próximos meses, um sistema de produção de hidrogênio eletrolítico de 20 MW começará a operar na planta de Puertollano. E em 2023, uma eletrólise de 200 MW será comissionada na planta de Palos de la Frontera.

Na Suécia, a empresa planeja criar uma planta com vários sistemas de eletrólise de 600 MW. Vai produzir 1,5 mil toneladas de amônia verde por dia, ou seja, mais de 500 mil toneladas por ano. O produto está planejado para embarque parcial para vários consumidores e uso parcial para a produção de fertilizantes de nitrogênio.

Hoje, a Suécia não tem produção própria de amônia e importa até 600 mil toneladas de amônia por ano.

fertilizerdaily, 17/11/2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo