Grupo Wirstchat, de fertilizantes, terá fábrica no mercado europeu

Empresa de origem paranaense, dona da marca Harvest Agro, produzirá em Portugal, em sua primeira unidade no exterior, insumos como adubos especiais.
O grupo brasileiro Wirstchat, especializado em nutrição vegetal, deu início à sua expansão internacional com a construção de sua primeira fábrica na Europa. A unidade, já em fase de implantação, ficará na cidade de Vendas Novas, na região do Alentejo, em Portugal. A Harvest Agro, marca comercial do grupo, será responsável pela operação da planta, que deverá começar a produzir efetivamente até dezembro de 2026.
A fábrica terá capacidade produtiva de 300 mil litros por mês, e a expectativa do grupo é de que ela gere receita de 2 milhões de euros (cerca de R$ 15 milhões) já no primeiro ano de funcionamento. A planta vai abastecer o mercado europeu com produtos como fertilizantes especiais, polímeros agrícolas e mitigadores de estresse abiótico (que podem ser fatores como seca, frio ou calor extremos e inundações, por exemplo).
Com fábrica em Olímpia (SP) e matriz em Londrina (PR), o Grupo Wirstchat atua com duas frentes principais: a Wirstchat Polímeros, de aditivos para misturadoras dos macronutrientes NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), voltada ao mercado de negociações entre empresas (B2B), e a Harvest Agro, responsável pela linha de vendas ao consumidor final (B2C), que inclui adjuvantes, fertilizantes foliares, mitigadores de estresse hídrico e, mais recentemente, defensivos biológicos.
Globo Rural, adaptado GlobalFert, 23/06/2025.