Produção

Grupos estrangeiros interessados em explorar o potássio no AM

O deputado estadual Sinésio Campos (PT), voltou a falar sobre o potencial mineral do Amazonas, durante discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destacando o interesse de grupos de exploração mineral em atuar no estado.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para registrar aos colegas parlamentares a participação dele em uma reunião realizada, na última quarta-feira (11), entre grupos de exploração e o governador Omar Aziz.

“Ontem comitivas de grupos do Canadá, da Austrália e do Brasil estiveram reunidas com o governador e demonstraram bastante expectativa em explorar o potencial amazônico de potássio. Na reunião houve a garantia de apoio do governo à exploração do potássio. Foram apresentados estudos e resultados de pesquisas favoráveis à exploração, realizadas através de 40 perfurações”, explicou Sinésio, acrescentando que áreas dos municípios de Nova Olinda do Norte, Itacoatiara, Borba, Autazes, Silves, São Sebastião do Uatumã, Maués, Urucurituba, Itapiranga e Nhamundá favorecem a exploração, podendo ser considerada a 3ª maior reserva do planeta.

Segundo o deputado, a exploração desperta o interesse não só de grupos estrangeiros como de brasileiros também. “Temos investidores brasileiros também, como o Grupo Simões e investidores de pessoa física da região do Amazonas. Ou seja, é uma junção de esforços”, afirmou.

Aparteando o discurso de Campos, os deputados Tony Medeiros (PSL) e Adjuto Afonso (PP) parabenizaram o empenho do parlamentar em fomentar a atividade e acreditar no potencial mineral amazônico como alternativa econômica para o Estado.

Correio da Amazonia, 12/12/2013

Imagem: Danilo Mello

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo