Produção

Highfield Resources avança com seu projeto de produção de potássio na Espanha.

A Highfield Resources, empresa com sede na Espanha, avançou em seu projeto Muga para a extração de potássio nas províncias de Navarro e Aragão.

A empresa finalizou um contrato de 48 milhões de euros com a joint venture EPOS-TUNELAN para a construção dos declínios e infraestrutura subterrânea essencial no projeto de potássio. O anúncio segue a conclusão de um estudo de viabilidade feito em novembro e representa um avanço significativo da fase 1, representando em torno de 11% do orçamento para essa etapa.

Nessa fase, será construída duas descidas paralelas de acesso ao depósito de potássio, os cortes transversais, as galerias de derivação para ventilação e as instalações superficiais e subterrâneas necessárias às operações. Isso inclui sistemas de gerenciamento de água, correias transportadoras para transferência de minério e salas para transferência elétrica e de aterro.

O CEO da Highfield, Ignacio Salazar, descreveu o contrato como um marco importante, dizendo que permitirá a equipe começar em breve a construir a instalação principal em Muga. O início da construção está pendente da conclusão do financiamento e da Decisão Final de Investimento (FID), a previsão é que as obras se iniciem ainda neste semestre.

Além disso, estão em curso negociações para adquirir equipamento adequado para operações de construção e mineração, com foco na aquisição de maquinários, caminhões e carregadores.

O projeto além da extração, objetiva a exportação de volumes de potássio. A empresa busca grandes consumidores como o Brasil, destacando sua proximidade em relação a outras importantes origens, por exemplo o Canadá.

Highfield Resources, 15/03/2024

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo