Produção

Instalação de fábrica de fertilizantes fica mais distante de Içara

É cada vez menos provável a instalação da fábrica de fertilizantes a partir do carvão mineral em Içara. Políticos e técnicos participaram reunião de quatro horas que só se encerrou no fim da noite de quarta-feira, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, na sede da TransGas, a empresa norte-americana que lidera o consórcio para a construção da unidade. No encontro, o presidente do grupo, Adam Victor, frisou que ainda faltam pontos a serem acertados para que o projeto saia do papel.

Entre esses pontos estão a garantia de que haverá um comprador e a exigência de um terreno de 100 hectares, em local plano e de fácil acesso para receber carvão e escoar a produção de fertilizantes. A primeira necessidade já estava quase acertada, mas o grupo que compraria recuou e outra empresa interessada surgiu, com o desejo de que o empreendimento fosse no Rio Grande do Sul. O estado vizinho tem a maior reserva de carvão mineral do país.

Quanto ao terreno, a TransGas exige ainda que a população não se coloque contra a instalação da fábrica e que a mina que fornecerá o carvão esteja com as licenças ambientais garantidas.  “Os alemães (das empresas ThyssenKrupp e Linde) que detêm a tecnologia da produção de fertilizantes através da gaseificação do carvão só irão para Santa Catarina se essas questões estiverem superadas”, disse Victor. Além disso, quanto mais próxima do Porto de Imbituba, menores serão os custos para escoar a produção, segundo Victor. Isso favorece municípios de Imbituba e arredores.

Participaram da reunião o vice-governador, Eduardo Moreira (PMDB), o vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafin (PMDB), o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, e Ricardo Lacerda, técnico da Secretaria de Estado da Fazenda. O presidente da TransGas manifestou o desejo de levar o empreendimento a Içara, mas agora outras cidades aparecem como favoritas.

Portal Clicatribuna, 04/12/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo