Produção

Itafos retoma planta de ácido sulfúrico em Arraias

A Itafos vai reiniciar a planta de ácido sulfúrico em Arraias, no Brasil.

O recomissionamento da planta de ácido sulfúrico em Arraias está previsto para ser concluído em um período de 4 meses, a fim de iniciar as vendas de ácido sulfúrico durante o 1T22. O Ácido Sulfúrico produzido poderá ser utilizado na fabricação de diversos Fertilizantes e Micronutrientes a base de Sulfatos, como o Sulfato de Magnésio.

“Continua havendo uma demanda significativa por produtos fertilizantes em todo o mundo, incluindo ácido sulfúrico em nossos mercados brasileiros. Reiniciar nossa planta de ácido sulfúrico em Arraias nos dá a oportunidade de atender a demanda do mercado com margens positivas, enquanto continuamos avaliando alternativas estratégicas”, disse G. David Delaney, CEO da Itafos.

Nos últimos meses, o Brasil enfrentou uma grande alta nos preços dos fertilizantes a base de fosfatados, uma vez que em sua produção é utilizada o ácido súlfurico, que estava escasso. Com a volta das produtoras de ácido sulfúrico, a disponobilidade dos Fosfatados tendem a aumentar.

A planta de ácido sulfúrico de Arraias tem capacidade de produção de 220.000 toneladas. A planta de ácido sulfúrico, assim como o restante da infraestrutura associada ao negócio de fertilizantes fosfatados de Arraias, está paralisada desde o 4T19. O restante da infraestrutura chave de Arraias, incluindo sua mina, planta de beneficiamento, planta de acidulação e planta de granulação devem permanecer ociosas.

Worldfertilizer, 21/10/2021


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo