Produção

KazMunayGas planeja produzir hidrogênio e amônia verde

A empresa de petróleo e gás do Cazaquistão, KazMunayGas, pretende implementar projetos para a produção de hidrogênio e amônia “verdes” e “azuis”. Como parte desse objetivo, ela assinou um acordo de cooperação com uma das empresas de engenharia ocidentais.

A KazMunayGas está envolvida na exploração, produção e transporte de petróleo e gás natural no Cazaquistão. Ele gerencia os oleodutos Atasu-Alashankou e Kenkiyak-Kumkol e o gasoduto Cazaquistão-China, a planta petroquímica Pavlodar, etc.

Durante nove meses deste ano, a KazMunayGas reduziu a produção de petróleo em 3%, para 15,923 milhões de toneladas, gás natural – em 5,9%, para 5,811 bilhões de metros cúbicos.
A amônia é usada no campo como fertilizante de nitrogênio e serve como matéria-prima para a produção de nitrato de amônio.

“O desejo da KazMunayGas de produzir hidrogênio e amônia “azul” e “verde” é bastante compreensível – ela quer seguir as tendências globais. No entanto, ainda não está claro se terá gás natural suficiente para isso e quão bem-sucedida será sua cooperação com Samruk-Kazyna”, comentou Andrey Viktorov, editor do Fertilizer Daily.

Fertilizerdaily, 03/11/2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo