Produção

Lafaiete terá fábrica de fertilizantes

O município de Conselheiro Lafaiete, localizado na região Central, a 96 quilômetros de Belo Horizonte, aguarda para meados do ano que vem o início das operações regulares da empresa Sebrem (Soluções Ecológicas para Beneficiamento de Resíduos e Minérios). A instalação será feita de forma gradual, começando ainda neste exercício.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova, não informou o valor dos investimentos, mas adiantou que em 2015 serão gerados 100 empregos diretos, com faturamento anual previsto de R$ 60 milhões e projeção de R$ 80 milhões já em 2016.

Segundo Dalla Vedova, a instalação da Sebrem, que atua na fabricação de fertilizantes a partir de minérios de baixo teor e resíduos, é a primeira resposta efetiva dos esforços feitos pela prefeitura atrair novos aportes. Como a empresa vai funcionar nas antigas instalações da Sbel (Sociedade Brasileira de Eletrólise), no distrito de Gagé, o processo de instalação não deve ser muito demorado, devendo ser concluído no prazo de sete meses.

“A empresa aproveita rejeitos para produção de fertilizantes. E na área da Sbel há matéria-prima para sua produção”, informou o secretário, ressaltando que foi firmado um compromisso de que toda a mão de obra seja local. E que na eventualidade de qualificação específica, o próprio município buscaria parceria para viabilizar a formação profissional.

Dalla Vedova enfatizou que a Sebrem pode ser o primeiro de uma série de investimentos a serem realizados no município. “Conselheiro Lafaiete está em uma região estratégica, próxima das grandes capitais do Sudeste e também de empresas do porte da Vale, Gerdau e CSN”, pontua.

Segundo ele, desde o início deste ano têm sido realizadas reuniões com empreendedores, especialmente dos setores de bens de capital e logística, que podem atuar como fornecedores dessas grandes corporações. As negociações “estão em andamento”, informou.

O secretário lembrou ainda que o aeroporto Bandeirinhas, que estava fechado desde novembro de 2012, foi reaberto em agosto, pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), sendo liberado para operações de pouso e decolagem de aviões de pequeno porte.

Ainda que o município tenha atendido às determinações da agência, Dala Vedova enfatizou que o objetivo é capacitá-lo para maiores vôos, servindo de atrativo para novos investimentos. Para tanto, em janeiro deste ano a administração municipal solicitou a inclusão da reforma e adequação do aeroporto no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais e no Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional do governo federal.

Sabrem, 21/11/2013

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo