Produção

Lideranças indígenas manifestam apoio ao projeto de potássio em Autazes

Em encontro com o governador Wilson Lima, lideranças indígenas da etnia Mura, que vivem em Autazes, no interior do Amazonas, manifestaram apoio ao avanço na exploração do potássio no município. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (25), na sede do governo, em Manaus, com a participação de representantes da Potássio do Brasil, deputados e secretários estaduais.

Segundo o governador, o apoio do povo Mura é importante não apenas para o desenvolvimento do município de Autazes, mas para o Amazonas, com a possibilidade de consolidação de uma nova matriz econômica para o estado.

“Esse é um passo fundamental e eu considero o passo mais importante, que é o processo de consulta ao povo Mura sobre essa atividade da exploração do potássio no município de Autazes”, destacou Wilson Lima.

“A gente está falando aqui de uma outra matriz econômica no estado do Amazonas. Nós temos a Zona Franca, nós não abrimos mão dela, temos a questão do gás natural, que a gente já conseguiu avançar muito, e o próximo passo é agora a questão do potássio”, completou.

Na ocasião, representando o povo Mura, José Cláudio entregou ao governador Wilson Lima uma ata e relatório de uma reunião ocorrida entre lideranças indígenas aceitando a continuidade do projeto Potássio Autazes.

Autazes detém uma das maiores jazidas de potássio do mundo. De acordo com a pesquisa mineral realizada pela Potássio do Brasil, o município dispõe de reserva mineral de mais de 170 milhões de toneladas de cloreto de potássio. A produção tem potencial de expansão para 50% do consumo brasileiro até 2030.

G1, 26/09/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo