Produção

Linde Engineering construirá nova planta para produção de amônia da Yara

A Linde Engineering assinou um acordo com a Yara para a construção e entrega de uma usina de hidrogênio verde. Em dezembro de 2021, a Yara recebeu financiamento para o desenvolvimento da planta inicial pela Enova.

Juntos, Linde e Yara vão demonstrar que a amônia produzida usando energia renovável pode reduzir o volume de dióxido de carbono emitido na produção de fertilizantes. A usina de 24 MW será baseada na tecnologia de membrana de troca de prótons (PEM) da ITM Power e será construída em Porsgrunn, no Heroya Industry Park, na Noruega. Esta será a segunda planta de eletrólise PEM de 24 MW projetada e construída pela Linde Engineering; o primeiro está sendo construído no Complexo Químico de Leuna, na Alemanha.

O eletrolisador produzirá hidrogênio suficiente para criar 20.500 tpa de amônia, que pode ser convertida em entre 60.000 e 80.000 t de fertilizante verde. A planta é o primeiro passo da Yara para a descarbonização da indústria de amônia.

“O projeto visa fornecer os primeiros produtos de amônia verde ao mercado já em meados de 2023, tanto como fertilizantes livres de fósseis, quanto como combustível livre de emissões para navios. A amônia verde é a chave para reduzir as emissões da produção mundial de alimentos e transporte de longa distância. Com este projeto, passamos da intenção às ações em conjunto com a Linde Engineering e empreiteiros locais”, disse Magnus Ankarstrand, presidente da Yara Clean Ammonia.


Worldfertilizer, 28/01/2022
Fonte da Imagem: Yara

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo