Produção

MBAC produz 22 mil toneladas de fertilizantes em setembro

A MBAC Fertilizer produziu em setembro 22 mil toneladas de superfosfato simples (SSP) e 10,5 mil toneladas de ácido sulfúrico na unidade de fertilizantes fosfatados Itafós, em Arraias (TO). De acordo com comunicado ao mercado desta quarta-feira (8), houve recorde de produção diária durante o período, com 1,7 mil toneladas de SSP, volume superior ao previsto pela empresa.

Segundo a MBAC, após o dia 30 de setembro, a empresa teve acesso a um novo financiamento para capital de giro, de US$ 1,6 milhão, através de um credor brasileiro com quem possui relação de longa data. A MBAC não informou o nome da empresa que disponibilizou o montante.

A MBAC disse ainda que iniciou a compra de rocha fosfática de terceiros, para serem utilizadas como matéria-prima na produção de SSP em Itafós, diminuindo assim os custos de produção, acelerando o processo produtivo e gerando fluxo de caixa positivo no curto prazo.

A empresa pretende ainda, com a compra, superar a capacidade nominal de 500 mil toneladas por ano no longo prazo.

O capital de giro será usado principalmente para comprar rocha fosfática e peças de reposição necessárias para a produção de SSP. De acordo com a MBAC, as discussões para linhas de crédito adicionais, necessárias para assegurar a continuidade operacional de Itafós, estão em andamento e deverão ser anunciadas em breve.

A planta está em processo de ramp-up desde agosto de 2013, e chegou a interromper a produção e o ramp-up devido a restrições de caixa. A produção foi reiniciada em 9 de setembro, com o recebimento do financiamento para capital de giro obtido junto ao banco Santander.

Segundo Cristiano Melcher, presidente e CEO da MBAC, os números de produção e o retorno positivo dos clientes até o momento têm impulsionado a empresa. “Desde a retomada de produção contínua, temos feito progressos consideráveis em busca do nosso objetivo de curto prazo, que é uma produção comercial de 25 mil toneladas de SSP por mês”, afirmou.

De acordo com o comunicado da MBAC, caso a empresa não consiga implementar soluções viáveis para resolver os problemas de liquidez, ela poderá buscar opções formais de reestruturação no Canadá ou no Brasil.

Notícias de Mineração, 08/10/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo