Produção

MBAC registra recorde de produção de fosfato

A MBAC Fertilizer produziu mais de 42,5 mil toneladas de superfosfato simples (SSP), no segundo trimestre deste ano, na planta de fosfato Itafós Arraías, em Tocantins. O nível de produção foi o maior registrado pela companhia, que está em ramp-up, em um trimestre. Os dados são do relatório de resultados divulgado ontem (12).

A companhia afirmou que, durante o segundo trimestre, contava com níveis mais baixos de capital de giro do que o esperado. “Estas restrições financeiras afetaram a empresa e impactaram na compra de peças de reposição, causando interrupções, atrasos e levando a ineficiências operacionais, o que resultou em um ritmo mais lento do ramp-up e uma redução na produção”, afirma o relatório.

Dessa forma, apesar do recorde registrado, a MBAC não atingiu a produção comercial esperada para o período. Mas, segundo a empresa, com a melhora prevista na situação financeira, como resultado da nova linha de crédito e da proposta dos credores, será possível acelerar o ramp-up e aguardar por uma produção comercial até o final de 2014.

A MBAC afirmou que, embora pretenda alcançar resultados promissores em suas operações, a empresa continuará a buscar alternativas para fortalecer sua posição financeira até que o ramp-up seja concluído.

No mesmo comunicado, a empresa afirmou que recebeu aprovação final de uma nova linha de crédito de R$ 40 milhões, que deverá ser parcialmente sacada nos próximos dias. A MBAC informou também que recebeu uma proposta de seus credores para prorrogação de suas dívidas seniores, originalmente constituídas para financiar as operações em Itafós Arraías.

Nos seis primeiros meses de 2014, o consumo de fertilizantes cresceu 6,9% no Brasil e 16% na região da Itafós, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Associação Nacional de Fertilizantes do Brasil (Anda).

A associação prevê, para 2014, recorde no consumo de fertilizantes no Brasil, atingindo 32,1 milhões de toneladas, e uma diminuição das importações de fertilizantes SSP, totalizando 400 mil toneladas. Para este ano, a MBAC recebeu encomendas de cerca de 139 mil toneladas de SSP, dos quais cerca de 81 mil toneladas foram pagos antecipadamente.

De acordo com Cristiano Melcher, presidente e CEO da MBAC, a nova linha de crédito e o acordo de prorrogação de dívidas são componentes-chave do plano estratégico da empresa, anunciado no início deste ano.

“Uma vez que a reestruturação financeira for concluída, ela abrirá espaço para que todos na empresa se concentrarem em operações de otimização, visando o aumento da produção, a redução dos custos e a maximização das vendas, com a grande vantagem de um custo competitivo, devido a um produto SSP de qualidade premium e a nossa proximidade com os mercados consumidores”, disse o CEO.

Segundo Melcher, a atratividade do setor de fertilizantes esta crescendo e citou como exemplo as recentes fusões e aquisições no Brasil. “O fertilizante é um elemento fundamental para o crescimento da agricultura brasileira e diferentes clientes, desde comerciantes de grãos até grandes agricultores, estão cada vez mais reconhecendo essa importância estratégica”, afirmou.

Notícias de Mineração, 13/08/2014

 Imagem: Notícias de Mineração 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo