Produção

MBAC retoma produção de SSP e implanta redução de custos

A MBAC Fertilizer informou hoje (9) que retomou a produção contínua de superfosfato simples (SSP) no projeto Itafós Arraias, em Tocantins, com o recebimento dos fundos do financiamento para capital de giro obtido junto ao Santander. A companhia disse também que implementou uma série de iniciativas com o objetivo de otimizar suas operações e diminuir os custos, incluindo redução de pessoal no Brasil e no Canadá.

A produção da MBAC nos sete primeiros dias de setembro foi de 4,140 mil toneladas de SSP e 3,264 mil toneladas de ácido sulfúrico. Nesse período, todas as plantas operaram bem abaixo de suas capacidade, porque a companhia aguardava o recebimento do capital de giro para adquirir matérias-primas e peças de reposição.

De acordo com o comunicado enviado ao mercado pela MBAC nesta terça-feira, todas as quatro plantas de Itafós Arraias operaram nos níveis esperados para a produção comercial, conforme o planejado pela empresa.

A equipe de gestão da MBAC disse que, com a reposição de matérias-primas e de peças de substituição, a empresa está bem posicionada para atingir as taxas de produção comercial nas próximas semanas. A taxa de produção comercial da MBAC é equivalente a uma produção mensal de 25 mil toneladas de SSP ou, aproximadamente, 60% da capacidade nominal.

“Apesar de nossos primeiros esforços estarem direcionados para aumentar a produção, diminuir os custos e posicionar a MBAC como uma fornecedora de fosfato no coração da agricultura brasileira, nós também continuamos a explorar diversas opções estratégicas e de financiamento”, disse Cristiano Melcher, presidente e CEO da MBAC.

Entre as iniciativas para conter os custos, a MBAC informou que reduziu sua força de trabalho em mais de 15%, renegociou acordos com seus fornecedores e otimizou o uso dos equipamentos e das instalações de escritórios. A companhia espera economizar cerca de US$ 4 milhões ao ano com essas medidas. Foram reduzidos cargos em Toronto, no Canadá, Rio de Janeiro (RJ) e Arraias (TO).

“Enquanto nós esperamos que o capital de giro nos permita completar o ramp-up de nossas operações rapidamente, também não perdemos de vista que a contenção de custos e iniciativas de otimização estão consistentes com nossas excelências operacionais previstas no plano de ação de 2014”, afirmou Melcher.

A MBAC disse que espera incorrer em encargos únicos de US$ 1,5 milhão, relacionados com a reestruturação societária no terceiro trimestre deste ano.

Notícias de Mineração, 09/09/2014

Imagem: Notícias de Mineração

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo