Produção

Mosaic tem problemas com aterro sanitário de gesso

A Agência de Proteção Ambiental da Flórida (EUA) descobriu atividade sísmica sob o aterro sanitário da fábrica de New Wales (parte da Mosaic), onde os resíduos de gesso fosfatado são armazenados.

O departamento observou que as informações recebidas “indicam a presença de condições subterrâneas que podem afetar adversamente a integridade do depósito de fosfogesso”. Nesse sentido, a Mosaic foi solicitada a suspender a expansão do aterro sanitário de Nova Gales, apesar da permissão previamente recebida. Os depósitos de fosfogesso no aterro sanitário atualmente cobrem 704 acres (284 ha), além dos quais outros 231 acres (93 ha) estão planejados.

Desde um sumidouro formado em Nova Gales em 2016, a Mosaic instalou um sistema para monitorar a atividade subterrânea. A empresa prometeu analisar dados microssísmicos.

No entanto, esta resposta claramente não agradou aos ecologistas do Centro de Diversidade Biológica, que instou as autoridades a vetar qualquer extensão do local de teste do fosfogesso Mosaic em geral, já que este último não dá “quaisquer garantias de prevenção de um possível desastre ambiental.” Como exemplo, os ambientalistas citaram o recente incidente na fábrica de Piney Point, onde rejeitos radioativos foram despejados no Estreito de Tampa, e não se esqueceram da catástrofe de 2016, quando as águas residuais entraram no aquífero.

A planta de New Wales, que entrou em operação em 1975, processa rocha fosfática de quatro operações de mineração e é fornecedora de fertilizantes fosfatados e ração animal em todo o país.

Fertilizerdaily, 03/11/2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo