Produção

OCP apresenta iniciativas para a produção de fertilizantes sustentáveis em conferência global

O gigante marroquino produtor de fertilizantes fosfatados, OCP ocupou o centro das atenções na 4ª Conferência Global de Fabricação da Corporação Financeira Internacional (IFC), realizada em Viena na última semana, para compartilhar suas iniciativas destinadas a descarbonizar a indústria de fertilizantes e promover práticas sustentáveis.

A Conferência, que ocorreu entre 26 e 28 de setembro, reuniu as principais partes interessadas da indústria manufatureira, incluindo os principais fabricantes, líderes governamentais, especialistas da indústria e instituições financeiras e de desenvolvimento.

Numa sessão com o tema “Caminhos de descarbonização para fertilizantes”, o vice-presidente de Ação Climática e Descarbonização da empresa, Naoufal Mahdar, sublinhou que “A OCP está enfrentando o desafio da descarbonização das suas operações e da cadeia de valor, ao mesmo tempo que mantém o fornecimento mundial de nutrientes à base de P que alimenta o solo e o crescimento da população.”

O compromisso envolve uma abordagem variada, abrangendo energia renovável, produção de amônia verde e sequestro de carbono no solo.

Mahdar delineou um cronograma ambicioso, declarando a dedicação do Grupo OCP em ser capaz de produzir um milhão de toneladas de amônia verde até 2027, aumentando ainda mais para 3 milhões de toneladas até 2032.

Em janeiro de 2023, a OCP revelou uma estratégia de investimento robusta para 2023-2027, reforçando o seu compromisso com a transição energética global e a sustentabilidade nacional, com um orçamento de 12,3 mil milhões de dólares.

A empresa pretende alimentar as suas centrais de dessalinização de forma sustentável e produzir amoníaco verde localmente, reduzindo a dependência da flutuação dos preços do gás natural. 

OCP, 05/10/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo