Produção

OCP avança com sua fábrica de fertilizantes de quase US $ 4 bilhões na Etiópia

O grupo OCP, a gigante de fertilizantes marroquina, está progredindo bem com sua usina de fertilizantes multi-bilionária planejada na Etiópia, o Reporter aprendeu.

A empresa que entrou na Etiópia com força total no ano passado finalizou seu abrangente estudo para estabelecer uma fábrica de fertilizantes de 3,7 bilhões de dólares no leste da Etiópia. Esta fábrica será a maior da África; a usina será a maior fábrica de fertilizantes em comparação com a usina OCP totalmente integrada e baseada em Marrocos, que atualmente produz 12 milhões de toneladas de fertilizante anualmente.

Seu processo na fábrica no Marrocos começa com a extração de fosfato até o produto final, que está diretamente ligado aos portos nas margens do Oceano Atlântico.

O complexo de fertilizantes que será erguido em Dire Dawa, a 445 km de Djibuti, cobrirá o consumo local de fertilizantes da Etiópia. Além disso, também estará entre os maiores fornecedores de fertilizantes fosfatados para o mercado africano.

“A fábrica será uma grande mudança para a Etiópia, ao não apenas transformar a Etiópia em um produtor (atualmente um importador líquido), mas também um exportador para os países vizinhos”, diz o comunicado divulgado pelo OCP.

Como parte de seu investimento na Etiópia, o OCP já formou uma parceria com o Ministério da Agricultura e Recursos Naturais, a Agência de Transformação Agrícola e a Fundação Gates para o desenvolvimento do EthioSIS: mapeamento da fertilidade do solo, bem como para descobrir fórmulas personalizadas.

Após o estudo, a OCP tornou-se um importante fornecedor de fertilizantes para o mercado etíope. Só no ano passado, o OCP ganhou um contrato de 230 milhões de dólares para o fornecimento de 750.000 toneladas métricas de NPS, NPSB e NPSZnB.

O OCP Group possui mais de 27% de participação no negócio global de fertilizantes, principalmente de fosfato, e gera cerca de US $ 4,9 bilhões e emprega cerca de 23.000 pessoas em todos os setores.

The Reporter Ethiopia, 04/08/2018

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo