Produção

Peças que serão usadas em fábrica de fertilizantes da Petrobrás chegam ao lago de Itaipu

As duas últimas das 13 peças gigantes que serão utilizadas na construção da fábrica de fertilizantes agrícolas da Petrobrás em Três Lagoas (MS) chegaram ao ponto de embarque, no lago de Itaipu, aguardando para seguir viagem até o destino final ainda nesta semana. A maior delas, com 493 toneladas, é a absorvedora de CO2. A outra é o vaso de separação de gás, com 148 toneladas. A energia das torres de transmissão foi desligada durante algumas horas no fim de semana para garantir que as peças passassem com segurança.

Segundo o gerente do Departamento de Obras e Manutenção da Itaipu, Andreas Arion Schwarz, ajudar na logística do transporte foi um grande aprendizado para a equipe da Itaipu e uma prova de que é possível transpor a barragem e utilizá-la como via fluvial. “Além disso, herdamos um patrimônio valioso: a rampa de acesso construída pela Petrobrás na foz do Rio Bela Vista e a fábrica de fertilizantes construída pelo consórcio CTM. É um investimento de US$ 1,5 milhão, que será muito útil para a Itaipu e seus parceiros, como a Receita Federal e a Polícia Federal”, disse.

Desde junho de 2013, as 13 peças gigantes, fabricadas na China, chegaram em lotes a Foz do Iguaçu, vindas de Porto Grande (RS), para serem transportadas de balsa pelo reservatório.  De Foz do Iguaçu até o destino final, a travessia fluvial demora oito dias, em média.

Petronotícias, 30/07/2014

Imagem: Pretronotícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo