Produção

Petrobras oficializa retomada da fábrica de fertilizantes nitrogenados no Paraná

A  Petrobras vai retomar as operações da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa), localizada no Paraná, que estava com as atividades suspensas (hibernadas) desde 2020. O investimento no setor é um dos pedidos feitos pelo governo.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira em reunião feita pela diretoria executiva da estatal. A unidade chegou a ser colocada à venda no governo anterior, mas o processo foi cancelado com a chegada do governo atual.

A Ansa tem capacidade de produção de 720 mil toneladas por ano de ureia e 475 mil toneladas por ano de amônia, produtos usados para a produção de fertilizantes usados na agricultura. O anúncio ocorre após uma briga entre Jean Paul Prates, presidente da estatal, e o Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia (MME), que resultou em rumores de uma possível mudança no comando da Petrobras.

“Diante da revisão das diretrizes estratégicas da companhia aprovadas no ano passado, o investimento na produção de fertilizantes voltou a fazer parte do portfólio da Petrobras”, disse a estatal em nota.

Para voltar a funcionar, a Petrobras vai negociar com ex-empregados e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) os termos da contratação e realizar licitações para a compra de materiais e serviços. Ainda falta, porém, definir como serão esses procedimentos, destacou a estatal. A Petrobras ainda não definiu quando a unidade vai voltar a operar.

Em fevereiro, a estatal anunciou com a norueguesa Yara um memorando de entendimentos visando estudos de potenciais parcerias de negócios para iniciativas locais no segmento de fertilizantes e produção de produtos industriais.

Segundo uma fonte do setor, as conversas entre as duas empresas envolvem a combinação de operações, como em Cubatão para “criar uma maior competitividade”. Os estudos, ainda em fase inicial, podem agregar outras operações. As companhias assinaram o acordo justamente para trocarem dados financeiros.

O Globo, 18/04/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo