Potássio canadense é crucial para agricultura mundial

O potássio é um nutriente crítico para a produção agrícola, e Saskatchewan fornece uma parte significativa das necessidades mundiais. Rob Clayton, Vice-Presidente Sênior de Varejo da Nutrien na América do Norte, chamou o processo de produção de impressionante.
“É um processo incrível, que leva o potássio literalmente de um quilômetro abaixo da terra, atravessando a face da mina até o moinho, e depois coloca-o em um trem que percorre milhares de quilômetros por toda a América do Norte e, de fato, pelo mundo inteiro.”
Clayton também destacou como as decisões políticas afetam a acessibilidade para os agricultores.
“Por alguns dias, houve uma tarifa de 10% sobre o potássio; agora ele foi declarado um mineral crítico pela administração. Atualmente, não há tarifa sobre o potássio, e esperamos obviamente que isso continue. Os agricultores estão sob grande pressão econômica no momento, considerando os preços de saída das commodities, e mal podem arcar com custos adicionais.”
Em 2024, o Brasil importou 13,6 milhões de toneladas de KCl, sendo 34% desse volume de origem canadense. Em 2025, até o momento, a participação do Canadá subiu para 37%, evidenciando a relevância desse fornecimento.
Red River Farm Network, adaptado GlobalFert, 29/09/2025.



