Produção

Projeto de R$ 3 bi cria no Ceará maior jazida ativa de fosfato e urânio do país

Um empreendimento atualmente em fase de licenciamento ambiental propõe transformar uma fazenda no interior do Ceará na maior jazida ativa de fosfato e urânio do país. Trata-se do Projeto Santa Quitéria, desenvolvido pela Galvani Fertilizantes, com previsão de investimento de aproximadamente R$ 3 bilhões e foco na produção de fertilizantes fosfatados e na concentração de urânio. Localizado no município de Santa Quitéria, o projeto também busca fomentar a geração de empregos, diversificar a base econômica regional e reduzir a dependência do Brasil de fertilizantes importados, sem necessidade de desapropriações.

A Galvani estima produzir anualmente 1.050.000 toneladas de fertilizantes fosfatados, suficientes para atender cerca de 25% da demanda das regiões Norte e Nordeste, além de 220 mil toneladas de fosfato bicálcico por ano, o que representa metade do consumo nordestino do insumo usado na nutrição animal. No caso do urânio, a proposta é concentrar e embalar o mineral para ser enviado ao complexo nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, como matéria-prima para geração de energia.

O Projeto Santa Quitéria foi apresentado na última semana durante a PEC Nordeste – Feira Nordestina da Pecuária e Agricultura Familiar, e está em fase de avaliação pelo Ibama. A Galvani espera obter a Licença Prévia ainda em 2025. A partir daí, o cronograma prevê início das obras em 2026 e operação comercial em 2029.

Movimento Econômico, adaptado GlobalFert, 10/06/2025.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo