Produção

Projeto Rede Petro é apresentado para entidades e empresários locais

A convite do Sebrae e da Petrobras, representantes de entidades classistas, da prefeitura municipal e empresários se reuniram para conhecer o projeto Rede Petro. O projeto pretende integrar as empresas de Uberaba e Araxá da cadeia produtiva do petróleo, gás e energia. Participaram do primeiro encontro representantes do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da empresa Toyo Setal.

As Redes Petro são redes estaduais de cooperação empresarial que visam aumentar a competitividade de empresas fornecedoras de bens e serviços da cadeia de petróleo e gás natural. Sua criação resultou do convênio entre a Petrobras e o Sebrae, em Minas Gerais, em 2005. Hoje, já são 18 redes implantadas em 15 estados brasileiros.

“As possibilidades são muito amplas. A variedade e a quantidade de bens e serviços que a Petrobras demanda e que as pequenas empresas locais podem fornecer são enormes. Assim, precisamos aproveitar esse momento para garantir que as empresas de Uberaba e Araxá tenham uma participação mais significativa possível nesse empreendimento”, afirma o presidente da Fiemg, regional Vale do Rio Grande, Altamir de Araújo Rôso Filho.

O objetivo é unificar as empresas que se capacitam para fornecer à Petrobras na construção da planta de amônia, inscritas no Programa de Adensamento da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia do Território de Influência da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – José Alencar (Fafen-JA). Os 69  empresários integrantes do programa também foram convidados a participar. “É um projeto que ajuda as empresas a crescer em direção a um bem comum e que nos permite trabalhar com clientes diferenciados, como a Petrobras, mas não se limita à duração da obra da fábrica de amônia”, afirma o diretor da Lar Soluções Engenharia, Leandro de Assis Ribeiro.

Quem apresentou a Rede Petro para as entidades e para os empresários locais foi o consultor do Sebrae, Univaldo Coelho Cardoso. “A ideia era apresentar a Rede Petro e o que ela significa para a realidade da cidade. Dada a minha experiência, posso dizer que foi muito proveitoso e percebi que os empresários estão aptos e dispostos a se unir para se fortalecer”, avalia o consultor.

Jornal de Uberaba, 31/10/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo